quinta-feira, 19 de março de 2009

Aula do Dia 12/02/09 - Motor Stirling

Depois de persistir na idéia do Raio X, desistimos dele tambem.
Ao longo da semana consultando a internet e buscando informações com professores do Cefet,tinhamos pensado em fazer um Fogão Solar,mas ao saber que muitas outras turmas já o haviam feito,desistimos também!
Na segunda feira da semana seguinte fomos até o laboratório de motores termodinâmicos do Cefet e conversando com o professor Itamar, tivemos a idéia de pesquisar sobre o Motor Stirling.
Esse Motor Stirling é um motor térmico que funciona parecido com o ciclo de carnot.Inventado por Robert Stirling em 1816, o motor Stirling é mais eficiente do que um motor diesel ou a gasolina,são usados somente em alguns casos específicos, como em submarinos ou geradores de energia auxiliares para iates, onde o funcionamento silencioso(que é uma de suas características) é importante.
Durante a semana pesquisamos bastante sobre este projeto na internet e tivemos algumas idéias. A primeira delas,foi a de usar esse tipo de motor para fazer um tipo de "usina" termoelétrica.Já a outra idéia foi a de construir um mini ventilador de mão que funcione tanto com o calor da mão quanto com a energia lumuinoza do sol.
Sobre essas idéias ainda estamos vendo se elas irão proceder.
Para a próxima semana, vamos consultar alguns professores para tentarmos começar a criar um motor mais simples, para servir de modelo.
Alunos: Guilherme Malta Rodrigues de Souza
Mateus Duarte
Willian Sebbe
Débora

7 comentários:

  1. Pareceu-me uma boa idéia. Não conheço este motor, será interessante ter um para demonstração no LACTEA.

    ResponderExcluir
  2. Esse motor é muito interessante... estou montando um desses didático utilizando latas de cerveja e óleo de cozinha.
    Att.
    Eng.Mecânico Daniel Mazarin

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=9Vg1tRGwfa8

    Um projeto simples e interessante de motor Stirling

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo fazer 1 com tubos de ensaio, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Para vocês terem uma ideia, eu pintei de preto fôsco um pedaço de chapa de zinco que media 30cm x 30cm, e coloquei ao sol às 10 da manha. Em cima da chapa eu coloquei um pedaço de solda de rádio, que é de um metal chamado ESTANHO e tem ponto de fusão próximo dos 80 graus celcius +ou- . Após uns 30 minutos o pedaço de estanho deformou-se. Então ví que, se toda esta energi fosse aplicada em um pequeno motor Stirling, ele teria um ótimo desempenho, e geraria energia limp,ecoloicamente limpa.

    ResponderExcluir
  7. Moro em Fortaleza, e o calor daqui atinge a faixa dos 38 graus Celcius, a minha ideia é fazer um motor destes mas com o coletor de calor voltado para cima afim de captar o calor do sol. Pretendo acoplar um pequeno motor de impressora que gere até 12 volts em méda rotação, o qual fornecerá energia suficiente para carregar um conjunto de até 4 pilhas recarregáveis, dessas de uso geral.Também para caregar mp4 players, ipods, ou até mesmo fazer funcionar uma pequena tv LCD de 7 polegadas.
    Este motor Stirling pode se tornar a coisa mais importante no futuro pois do jeito que a humaniade está tratando o planeta em breve os recursos se esgotarão,e aí?
    :}

    ResponderExcluir